Informações

Informações sobre os dados utilizados nos mapas e sobre como eles foram gerados.


  • Origem e formato dos dados:

    Periodicamente a empresa Serttel envia para o grupo BH em Ciclo um relatório sobre o BikeBH. Entre outras informações, esse relatório mostra o total de viagens de determinado período e onde foram feitas, isto é, total de viagens em cada par de estações origem e destino. Exemplo:
    Da estação Rui Barbosa para estação Praça da Liberdade foram realizadas 200 viagens
    Da estação Assembleia para estação Mercado Central foram realizadas 150 viagens

  • Mapa de viagens por estação:

    A ideia é analisar os dados por estação. Ao clicar em uma estação, o mapa mostra para aquela estação para onde foram as bicicletas retiradas e de onde vieram as bicicletas devolvidas. A representação do número de viagens é feita por círculos. Quanto maior o círculo, maior o número de viagens. Círculos vermelhos mostram para onde foram as bicicletas retiradas na estação e círculos azuis mostram de onde vieram as bicicletas devolvidas na estação.

    O tamanho do círculo vermelho representa a proporção da estação destino no total de viagens de saída da estação. Por exemplo, se da estação Rui Barbosa foram retiradas 1000 bicicletas e 200 delas foram devolvidas na estação Praça da Liberdade, então ao clicar na estação Rui Barbosa, aparecerá na estação Praça da Liberdade um círculo vermelho que representa 20% do maior tamanho possível, indicando onde foram 20% das bicicletas retiradas da estação Rui Barbosa.

    O tamanho do círculo azul representa a proporção da estação origem no total de viagens que chegaram na estação. Por exemplo, se na estação Rui Barbosa foram devolvidas 1000 bicicletas e 200 delas foram retiradas na estação Praça da Liberdade, então ao clicar na estação Rui Barbosa, aparecerá na estação Praça da Liberdade um círculo azul que representa 20% do maior tamanho possível, indicando de onde vieram 20% das bicicletas devolvidas na estação Rui Barbosa.

    O círculo de maior tamanho tem diâmetro de 1km. Esse valor foi escolhido para deixar visível as diferenças entre estações.

    Bicicletas podem ser devolvidas na mesma estação onde foram retiradas. Isso está representado no mapa.

  • Mapa de viagens com todas estações:

    A ideia é comparar estações quanto a utilização em deslocamentos. O mapa mostra para cada estação qual a proporção dela em relação ao número total de viagens, exibindo a proporção do total de retiradas e do total de devoluções de bicicletas. A representação do número de viagens é feita por círculos. Quanto maior o círculo, maior o número de viagens. Círculos vermelhos mostram a proporção da estação no total de bicicletas retiradas e círculos azuis mostram a proporção da estação no total de bicicletas devolvidas.

    O tamanho do círculo vermelho representa a proporção da estação no total de bicicletas retiradas. Por exemplo, se tivemos entre todas estações um total de 1000 bicicletas retiradas por usuários e 200 delas foram retiradas na estação Assembleia, então na estação Assembleia aparecerá um círculo vermelho que representa 20% do maior tamanho possível, indicando que 20% das bicicletas foram retiradas nessa estação.

    O tamanho do círculo azul representa a proporção da estação no total de bicicletas devolvidas. Por exemplo, se tivemos entre todas estações um total de 1000 bicicletas devolvidas por usuários e 200 delas foram devolvidas na estação Assembleia, então na estação Assembleia aparecerá um círculo azul que representa 20% do maior tamanho possível, indicando que 20% das bicicletas foram devolvidas nessa estação.

    O círculo de maior tamanho tem diâmetro de 2km. Esse valor foi escolhido para deixar visível as diferenças entre estações.

    Bicicletas podem ser devolvidas na mesma estação onde foram retiradas. Isso não está representado no mapa. Como a ideia é visualizar deslocamentos entre estações, o total de retiradas ou devoluções de bicicletas ignora viagens que utilizam somente uma estação.

    O número de retiradas de bicicletas deve ser igual ao número de devoluções de bicicletas, que devem ser iguais ao total de viagens.

    Como há raros deslocamentos entre a região central e a pampulha, as estações dessas regiões são analisadas separadamente. Dessa forma, o total de viagens fica dividido entre o total de viagens na pampulha e o total de viagens na região central.